CONJUNTIVITE
A conjuntivite (popularmente chamada de dor-d'olhos) é uma infecção que se caracteriza por uma sensação de areia nos olhos, olhos vermelhos, purgação (a pessoa amanhece com os olhos grudados), dificuldade para abrir os olhos na claridade e, às vezes, pálpebras inchadas.
De modo geral, qualquer médico (clinico geral ou pediatra) pode orientar o tratamento. Se o caso complicar-se ou não melhorar em dois ou três diascom o colírio receitado, deve-se procurar o oftalmologista.
Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, canetas, varetas e arames.
Em sítios e fazendas é preciso muito cuidado com animais como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc., que podem atingir os olhos da criança com bicadas ou arranhões.
Cuidado para não deixar produtos de limpeza atingir os olhos (água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.). Caso isso aconteça, lave muito bem os olhos (20 a 30 minutos) com água limpa e, somente após isso, com urgência, procure atendimento médico.
Muitas plantas domésticas, principalmente as pontudas, as espinhosas, ou aquelas que soltam líquido leitoso (por ex.: Coroa-de-Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos.
Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos quando estiverem com o cigarro aceso. Assim, evitarão irritações causadas pela fumaça equeimaduras que poderão atingir o rosto, especialmente os olhos.
CUIDADOS NO TRÂNSITO
O uso do cinto de segurança é indispensável também dentro da cidade, onde se verifica a maioria dos acidentes com perfurações nos olhos.
Crianças de até 12 anos de idade devem estar sempre no bancotraseiro.
Jamais leve criança, de qualquer idade, no colo, principalmente no banco da frente.
NA INFÂNCIA:
A criança, por sua própria natureza, fica mais exposta a acidentes que atingem os olhos.
A maioria deles ocorre dentro ou nas proximidades de sua casa.
Os mais freqüentes causadores de acidentes são: tesouras, facas, arames, tiros de espingarda de pressão, fogos de artifício (explodindo dentro de latas ou vidros), bicadas e mordidas de animais.
Além desses, tome cuidado com álcool, ácidos, material de limpeza, tintas de parede. Devem ser mantidos fora do alcance de crianças.
ADULTOS:
Os acidentes perfurantes oculares em adultos ocorrem basicamente notrabalho ou no trânsito.
No trabalho deve-se fundamentalmente à falta de uso de equipamentosde proteção específicos para as diversas atividades.
É indispensável o uso dos óculos, luvas, etc., que as indústrias são obrigadas, por lei, a fornecer aos trabalhadores.
O ambiente de trabalho deve ter condições mínimas de higiene, iluminação e ventilação. Quanto à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca, sem sombra.
A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho.
Se no trabalho você ficar exposto à poeira, inseticidas, vapores ácidos, solda ou objetos volantes, nunca deixe de usar os óculos de proteção.
Não se esqueça de usá-los também em casa quando realizar tarefas semelhantes. Há mais olhos perdidos em acidentes de trabalho do que braços e pernas.
Tome cuidado também com cisco no olho que pode ser muito perigosose estiver na frente da menina dos olhos (pupila). Fagulha de metal, então, nem se fala! Nunca tente retirá-los com objetos caseiros. Esses casossão sempre de URGÊNCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário